quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Anos Incríveis - Melhores momentos

Alguns diálogos, algumas falas, são inesquecíveis...

1. Do episódio O lago, quando Kevin tem um amor de verão, mas tem de deixá-la para se encontrar com os pais e partir:
"Eu queria ter ficado lá mais do que qualquer outra coisa que já houvesse desejado. Mas eu não podia. Eu tinha 15 anos, morava na casa de meu pai, dormia numa cama comprada por meu pai. Nada era meu, a não ser os meus sonhos, as minhas esperanças, e a certeza que, a partir dali, nada mais seria como antes."

2. No mesmo episódio, ele diz, ao perceber que nunca mais veria o seu amor de verão:
"Foi a pior coisa que senti na minha vida. E era maravilhoso!"

3. Do episódio "o Rejeitado" quando, no final, Kevin encontra Paul, seu melhor amigo, na rua:
"Acho que, de certa forma, todos somos rejeitados. Isso até que a gente ache alguém que combine com a gente, alguém que nos desafie a ser o melhor que pudermos. Alguém que nos entenda, mesmo quando damos o pior de nós. Foi aí que comecei a perceber como isso era raro..."

4. Kevin entra pro time de beisebol porque deu sorte numa tacada e porque o pai é amigo do treinador, amigo de guerra. Ele se sente intimidado com isso e joga muito mal. Acontece que, no último dia, ele consegue mandar uma boa bola. A cena que sucede parece como final de campeonato. No entanto, ele faz uma jogada espetacular e sai carregado pelos colegas. Ele diz:
"Talvez não seja assim que aconteceu, mas é assim que deveria ter acontecido e é assim que eu gosto de lembrar. Quando as suas lembranças do acontecimento e a realidade se misturam, é porque é para ser assim mesmo, porque todos os garotos merecem ser heróis. Na verdade eles já são."

5. Kevin conhece uma garota bem excêntrica, que colecionava aranhas e gostava de morcegos. Ele tem de dançar quadrilha com ela no colégio. Detesta a idéia e estraga toda a dança com a menina, dizendo que não gostava dela. Mas, no final, a sua voz adulta diz uma frase muito interessante:
"Eu dancei sozinho. Talvez, se tivesse sido mais corajoso, eu poderia ter sido seu amigo, mas a verdade é que, na sétima série, quem você é, é o que seus colegas dizem que você é. O engraçado é que é difícil lembrar o nome das crianças que você gastou tempo tentando impressionar. Mas você não esquece alguém como Margaret Farquhar. Professora de Biologia. Mãe de seis."

6. Sobre seu professor de matemática, que havia morrido:
"Professores nunca morrem. Vivem em suas lembranças para sempre. Estavam lá quando você chegou e também quando foi embora. Como acessórios. Às vezes, lhe ensinavam alguma coisa. Mas não era sempre. Nunca chegava a conhecê-los de verdade, nem eles a você. Ainda assim, por algum tempo, você acreditava neles. E, se desse sorte, talvez um deles acreditasse em você."

7. No mesmo episódio, me lembro de um momento em que Kevin se revolta com o professor por ele não atender a um capricho seu e diz: "Pensei que fôssemos amigos!". E o professor diz: "Eu não sou seu amigo, Sr. Arnold, eu sou seu professor." Ao saber da morte do mestre, ele diz:
"Nunca vou me esquecer de como ele tentou me tratar como um homem, e de como respondi agindo como um menino. "

8. O pai de Kevin vivia brigando com sua irmã Karen, por causa da hora em que ela chegava em casa, por causa da sua ideologia hippie e tudo o mais. As coisas se agravam quando ela diz que não comemorará o aniversário em casa e não deseja bolo nem presentes. No entanto, ela aparece e faz as pazes com pai. Ele a deixa ir e dá a ela uma velha mochila que ele havia usado na guerra da Coréia. O narrador diz:
"Na noite do 18º aniversario de minha irmã, várias coisas aconteceram. Talvez mais do que ela imaginou. Porque, naquela noite, quando meu pai deixou Karen sair, ele deixou Karen ir. E talvez é assim como deve ser - crianças vão... e os pais ficam para atrás. Mesmo assim, algumas coisas são mais profundas do que tempo e distância. E seu pai sempre irá ser seu pai. E sempre irá deixar a luz acesa para você."

9. Episódio "Natal", no finalzinho, quando Kevin está abrindo um presente da Winnie. Tratava-se de um trevo de 4 folhas:
"Naquele ano, o natal deixou de significar pra mim enfeites e presentes e começou a significar recordação. No começo fiquei um pouco desapontado, mas aprendi que a memória é uma maneira de reter as coisas que amamos, as coisas que somos, as coisas que não queremos perder nunca! E o que aprendi com o Winnie foi que num mundo que muda tão depressa o melhor que podemos fazer é desejar aos outros um feliz natal... e muita sorte!

10. "Era o primeiro beijo para nós dois. Nunca falamos sobre isso depois. Mas penso sempre nos acontecimentos daquele dia e, de alguma forma, sei que ela também."

11. "E sempre quando algum espertalhão começa a falar sobre o anonimato do subúrbio ou a inconsciência da geração da tv, sabemos que dentro de cada uma daquelas casas idênticas com seus Dodjes estacionados na frente, seu pão de fôrma sobre a mesa e o azul brilhante do aparelho de tv no cair da noite, vivem pessoas com suas histórias, famílias unidas na dor e na luta do amor. Existiam momento que nos faziam chorar de tanto rir e outros como aquele, de perplexidade e tristeza..." - quando da morte do irmão da sua namorada Winnie no Vietnã.

12. "Acho que todos nós nos arrependemos de desistir de alguma coisa, uma coisa cuja falta sentimos, que desistimos porque fomos preguiçosos demais ou por não persistirmos, ou até porque tivemos medo."

13. "É difícil fazer o curativo com uma mão só, mas uma hora você acaba aprendendo..." - sua mãe vivia constrangendo-o por causa de seus cuidados excessivos até que ele resolve dar um basta. Depois se arrepende...

14. "O amor às vezes é inesperado e imprevísivel, você tem que entrar com o coração e torcer para dar certo."

15. "Às vezes temos que crescer separados para voltar a crescer juntos".

16. Depois de ouvir uma discussão sobre a guerra do Vietnã entre seu pai, Jack, e o namorado hippie da irmã:
"Quem estaria certo e quem estaria errado? Agora eu sou adulto, e continuo sem saber. Mas em algum momento, tarde da noite, quase ao adormecer, as idéias e desentendimentos se dissipam e restam apenas as pessoas. E as pessoas naquele tempo não eram diferente do que sempre foram e sempre serão. As moças se apaixonam. Os homens e as mulheres sofrem sozinhos pelas escolhas que fizeram. E os meninos, confusos, cheios de medo, de amor e de coragem crescem silenciosamente enquanto dormem."

17. A irmã vai para a faculdade, Kevin vai para a "9ª série" e sua namorada muda para uma outra casa, longe dele:
"As coisas iam ser diferentes agora. Minha irmã ia para a faculdade. Meu irmão... era meu irmão. Minha mãe e meu pai ficariam para trás combatendo os cupins, cortando a grama e envelhecendo juntos. Quanto a mim, eu tinha que percorrer minhas distâncias. Seis quilômetros de Nova York a Paris. Até Winnie ir embora, tudo no mundo estava na frente de minha porta. Agora, talvez o mundo tenha que ficar um pouco maior..."

18. "Seus filhos não são os seus filhos. Eles são os filhos e as filhas da própria vida. Você pode abrigar seus corpos, mas não suas almas. Suas almas habitam o mundo de amanhã. A vida não volta atrás nem permanece no ontem."

19. "A cada dia, mês, ano, cresço como pessoa, com lágrimas e sorrisos."

20. "A gente tem que fazer escolhas na vida e tentar ser feliz com elas."

21. "Existem noites na vida da gente que são regidas por forças incontroláveis: mágica, romance, destino... Noites nas quais o amor nos pega de surpresa e depois disso as coisas nunca mais voltam a ser as mesmas. Tive a sorte de viver uma dessas noites e essa lembrança ficará comigo para sempre."

22. "A mágica não dura para sempre, o destino pode mudar de uma hora para outra e cortar como uma faca."

23. "Algumas pessoas passam pela sua vida e você nunca mais se lembra delas, outras a gente fica imagindo: o que será que aconteceu? O que elas viraram? Talvez dentista? Colunista social?! Não! Advogada especializada em divórcio! Fico imaginando se certas pessoas também se perguntam o que também aconteceu comigo. E há também aquelas pessoas que você desejaria nunca mais lembrar na vida... mas você se lembra."

24. "Talvez fosse uma questão de ajuste. Em um mundo de insegurança, onde crianças de cabelos crespos desejavam cabelos lisos, crianças pesadas queriam perder peso, e os mais magrinhos queriam engordar, e todos queriam ser uma outra pessoa, a única beleza verdadeira era o garoto que simplesmente conhecia a si mesmo. E estava contente com aquilo que conhecia."

25. Muito bom esse. Kevin brigou com a Winnie, porque ela estava mudando, se tornando uma pessoa diferente. Ela saía com um pessoal mais velho, de que ele não gostava. Não gostava de vê-la ela saindo com pessoas que, pra ele, não faziam o tipo de pessoa com que Winnie sempre saiu.
Bem, logo depois da briga ela sofreu um acidente de carro, andando esses caras. Quando soube, saiu correndo e foi vê-la. Ela não quis. Aí, ele fala:
"Foi ai que eu percebi que a Winnie não me queria mais fazendo parte da vida dela, então só me restava ir embora...
[pega sua bicicleta e vai pela rua, mas há um corte brusco e...]
"Mas eu não fui!"
[A proxima cena é dele subindo no telhado pra olhá-la pela janela]
"Eu não fui, eu não podia ir. Há coisas na vida que são importantes. Coisas no passado que não podem ser negadas. Winnie Cooper era parte de mim e eu parte dela. E não importava o que fosse ou o tempo que vivêssemos, eu sabia que eu nunca poderia deixar ela ir."
Ele, olhando-a pelo lado de fora da janela, diz: "Eu te amo."
Ela, deitada na cama, responde: "Eu te amo."

25. Quando Kevin e Winnie estão num celeiro, fugindo da chuva, diz:
"Sempre vou te amar, Winnie." E ele, narrador, completa: "Depois de tanto tempo hoje eu percebo que aquela frase so poderia ser dita por corações muito jovens..."

26. "Depois de tantas vezes que queria ouvir um sim, subestimei nosso amor vendendo muito barato o que várias pessoas passam a vida toda procurando. Queria impressionar pessoas sem importância e acabei separando quem mais importava: nós."

27. "Naquela noite, falamos da vida, do tempo que passamos juntos. Talvez não fôssemos mais aquelas crianças. Mas certas coisas não mudam nunca, certas coisas permanecem. E mesmo que eu não soubesse o que ia acontecer conosco, nem para onde nos dirigíamos, sabia que não podia deixar ela sair da minha vida". - na formatura.

28. Episódio da última pescaria juntos. a pescaria Jack, Waynne e Kevin saem pra pescar num lugar em que Jack havia descoberto há muito tempo.

Jack: Sabe, rapazes? Um dia eu ainda largo tudo e venho morar aqui, sabe? No meio da natureza, sem preocupações. Não preciso de muito. Construo uma pequena cabana e viverei da pesca e de uma horta...
Waynne: E a hipoteca? Isso nunca vai acontecer!
Jack: É... eu sei.

E, ainda, ouvimos Kevin dizer:

"Me lembro dessa pescaria em particular, não por ter sido a melhor nem a pior, mais por ter sido a última ao lado de meu pai."

29. O carro do Vovô. Quando Kevin ganha o carro do avô, que falecera:
"Alguns presentes são simples. Alguns têm seu preço. Alguns você compra por 1 dólar e duram a vida toda. Acho que todos se lembram do primeiro carro. Sei que lembro do meu. Não porque foi o meu primeiro, mas porque foi o último do meu avô."

30. "Afinal de contas, crescer é uma guerra. Esses amigos que crescem junto com você merecem um respeito especial. Aquele que serra fileiras, ombro a ombro com voce numa época que nada é certo quando a vida inteira ainda está pela frente e todas as estradas o levam para casa!"

31. "Crescer é complicado. É uma espécie de corrida contra o tempo, busca de indentidade, de amor. E o resultado é sempre duvidoso... As coisas acontecem muito rápido, às vezes rápido demais."

32. "Saí para dar uma volta, passei por ruas que conheci, antes quando a vida era simples, quando a vida era... novidade. Eu percebi que os bons tempos tinham terminado, as coisas haviam mudado e nunca mais seriam as mesmas."


4 comentários:

Aurelio disse...

Também achei incrível o episódio que o professor morre, mas não me lembro o nome deste episódio, você pode me ajudar?
Desde já te agradeço...
Obrigado.

Grazi ella disse...

O episódio chama-se "Adeus" (Goodbye) e a música final chama-se "Goodbye my friend", magistralmente interpretada por Linda Ronstadt... =)

Denis Tarifa disse...

Qual o episodio mesmo que ele fala essa frase "O amor pode nos separar e se tivermos sorte pode nos reaproximar temos que entrar com o coração e torcer para dar certo"

Dédy Fontinele disse...

O melhor seriado sem sombra de dúvidas ...
Do início ao fim ...
Nostalgia PURA ... <3