Fui a Guaratinguetá para o aniversário de minha afilhada. Passeando pelo shopping, não resisti e acabei por entrar na livraria. Resultado:
1. Praticamente inofensiva, de Douglas Adams. O livro faz parte da série iniciada pelo ótimo Guia do Mochileiro das Galáxias. Os livros seguintes são bons, mas não tão divertidos e inteligentes quanto o primeiro. Porém, é sempre interessante observar a forma como Adams brinca com conceitos da astrofísica e da filosofia para criar uma narrativa repleta de ironia.
2. Elisete Cardoso: uma vida, de Sérgio Cabral. Biografia de uma das maiores cantoras brasileiras, escrita pelo pai do atual governador do Rio de Janeiro e autor também de uma boa biografia do Tom Jobim. Elisete é minha intérprete favorita. Maior que Elis ou Bethânia.
3. Os bastidores de Hollywood na Vanity Fair, organizado por Graydon Carter. Sou um cinéfilo que adora ler sobre o cinema. Li críticas bem favoráveis a esse Os bastidores... Nesse livro, conta-se o making of de uma variedade de clássicos hollywoodianos. De Cleópatra a Reds. Os textos foram publicados na renomada revista americada do título acima. Destaque para A malvada e para um dos meus filmes favoritos, A primeira noite de um homem.
4. Contos escolhidos, de Isaac Babel. Li, certa vez, um conto desse autor russo e fiquei maravilhado. Espero que esteja à altura de Tchekóv. Autor também russo a que Babel já foi comparado. Gostei particularmente de uma citação na orelha da obra: "Nenhum ferro aguçado pode atravessar o coração humano tão friamente como um ponto final colocado no lugar exato." A conferir...
5. A filosofia em House, do grupo de filosofia Blitris. O estudo de filosofia é um dos meus hobbies. Some-se a isso a série norte-americana "House, M.D." Uma das mais assistidas pelo mundo. Tenho acompanhado as diversas temporadas da série televisiva e sei que o livro deve dar espaço a inúmeras questões sobre ética e moral.
6. Sir Richard Francis Burton, de Edward Rice. Terminei recentemente o Cem dias entre céu e mar, do navegador Amyr Klink. Daí, quis me aprofundar na vida de outros exploradores e aventureiros. Um dos mais conhecidos é o capitão inglês Richard Burton (1821-1890), que desbravou a África atrás das nascentes do Nilo, traduziu As mil e uma noites e deu a conhecer o Kama Sutra ao Ocidente. Foi explorador, soldado, erudito, espião, diplomata, escritor e tradutor. Viveu, inclusive, no Brasil. A presente biografia pretende lançar luz a uma das figuras mais singulares do século XIX.
7. Os segredos da ficção: um guia da arte de escrever, de Raimundo Carrero. O livro constitui-se de dicas, conselhos, técnicas e experiências do autor (já premiado com o Jabuti e o APCA) para a criação de narrativas. Em outras palavras, um livro de "carpintaria literária".
Nenhum comentário:
Postar um comentário