domingo, 27 de junho de 2010

Fim de Semana em Guará

Fui a Guaratinguetá para o aniversário de minha afilhada. Passeando pelo shopping, não resisti e acabei por entrar na livraria. Resultado:

1. Praticamente inofensiva, de Douglas Adams. O livro faz parte da série iniciada pelo ótimo Guia do Mochileiro das Galáxias. Os livros seguintes são bons, mas não tão divertidos e inteligentes quanto o primeiro. Porém, é sempre interessante observar a forma como Adams brinca com conceitos da astrofísica e da filosofia para criar uma narrativa repleta de ironia.

2. Elisete Cardoso: uma vida, de Sérgio Cabral. Biografia de uma das maiores cantoras brasileiras, escrita pelo pai do atual governador do Rio de Janeiro e autor também de uma boa biografia do Tom Jobim. Elisete é minha intérprete favorita. Maior que Elis ou Bethânia.

3. Os bastidores de Hollywood na Vanity Fair, organizado por Graydon Carter. Sou um cinéfilo que adora ler sobre o cinema. Li críticas bem favoráveis a esse Os bastidores... Nesse livro, conta-se o making of de uma variedade de clássicos hollywoodianos. De Cleópatra a Reds. Os textos foram publicados na renomada revista americada do título acima. Destaque para A malvada e para um dos meus filmes favoritos, A primeira noite de um homem.

4. Contos escolhidos, de Isaac Babel. Li, certa vez, um conto desse autor russo e fiquei maravilhado. Espero que esteja à altura de Tchekóv. Autor também russo a que Babel já foi comparado. Gostei particularmente de uma citação na orelha da obra: "Nenhum ferro aguçado pode atravessar o coração humano tão friamente como um ponto final colocado no lugar exato." A conferir...

5. A filosofia em House, do grupo de filosofia Blitris. O estudo de filosofia é um dos meus hobbies. Some-se a isso a série norte-americana "House, M.D." Uma das mais assistidas pelo mundo. Tenho acompanhado as diversas temporadas da série televisiva e sei que o livro deve dar espaço a inúmeras questões sobre ética e moral.

6. Sir Richard Francis Burton, de Edward Rice. Terminei recentemente o Cem dias entre céu e mar, do navegador Amyr Klink. Daí, quis me aprofundar na vida de outros exploradores e aventureiros. Um dos mais conhecidos é o capitão inglês Richard Burton (1821-1890), que desbravou a África atrás das nascentes do Nilo, traduziu As mil e uma noites e deu a conhecer o Kama Sutra ao Ocidente. Foi explorador, soldado, erudito, espião, diplomata, escritor e tradutor. Viveu, inclusive, no Brasil. A presente biografia pretende lançar luz a uma das figuras mais singulares do século XIX.

7. Os segredos da ficção: um guia da arte de escrever, de Raimundo Carrero. O livro constitui-se de dicas, conselhos, técnicas e experiências do autor (já premiado com o Jabuti e o APCA) para a criação de narrativas. Em outras palavras, um livro de "carpintaria literária".

terça-feira, 22 de junho de 2010

Analfabetismo Funcional

Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) , do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram que o Brasil tem o grande desafio de combater o chamado analfabetismo funcional, que atinge 25% da população com mais de 15 anos, entre outras agravantes, constitui um problema silencioso e perverso que afeta o dia a dia nas empresas.
Neste universo não estamos incluindo pessoas que nunca foram à escola, mas sim aquelas que sabem ler, escrever e contar; chegam a ocupar cargos administrativos, porém não conseguem compreender a palavra escrita. Computadores provocam calafrios e manuais de procedimentos são ignorados; mesmo aqueles que ensinam uma nova tarefa ou a operar uma máquina. No entanto, este perfil de profissionais prefere ouvir explicações da boca de colegas.
Calcula-se que, no Brasil, os analfabetos funcionais somem 70% da população economicamente ativa. O resultado não é surpreendente, uma vez que apenas 20% da população brasileira possui escolaridade mínima obrigatória (ensino fundamental e ensino médio). Para 80% dos brasileiros, o ensino fundamental completo garante somente um nível básico de leitura e de escrita.
No mundo todo há entre 800 e 900 milhões de analfabetos funcionais, ou seja, uma camada de pessoas com menos de quatro anos de escolarização; mas pode-se encontrar também neste meio, pessoas com formação universitária e exercendo funções-chave em empresas e instituições, tanto privadas quanto públicas. Entre suas características, não têm as habilidades de leitura compreensiva, escrita e cálculos para fazer frente às necessidades de profissionalização e tampouco, da vida sociocultural às necessidades de profissionalização.
Muito se tem que fazer para reverter esse quadro, mas algumas iniciativas como a criação de bibliotecas comunitárias pelo país tem tido resultados significativos e atraído um público cada vez maior para o mundo da leitura.
FONTE: Kátia Ferraz. Revista Geografia.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Duas coisas que eu odeio e uma que eu adoro

Folha de S. Paulo, 20 jun. 2010.

É bem por aí...

Folha de S. Paulo, 20 jun. 2010.

Quando trabalhava com Ensino Fundamental, às vezes dava vontade de sair correndo e entrar na primeira clínica de vasectomia que encontrasse pela frente. Não queria ser responsável por colocar mais uma criança no mundo!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

sexta-feira, 11 de junho de 2010

sexta-feira, 4 de junho de 2010

UNIFENAS 2010/2

Comentário sobre a proposta de redação do vestibular 2010/2 da UNIFENAS, realizado em 29/5:

http://www.samuelswerts.com.br/red_vest_43.html