segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Gastrossexual

Homem "pilota fogão" para seduzir mulheres Fazer pratos mais elaborados para impressionar garotas agora é coisa de "macho"

Homens que cozinham são chamados de gastrossexuais por instituto britânico; 48% afirmam que habilidade os torna mais atraentes

Patrícia Stavis/Folha Imagem

O advogado Cacaio Bentivegna, para quem saber cozinhar ajudou a conquistar a atual namorada

ALEXANDRE NOBESCHI
DA REDAÇÃO

Aquele cara que oferece um jantar em casa no lugar de ir a um restaurante faz parte de um novo grupo de galanteadores. Eles se valem da afinidade que têm com fogão e panelas - além de um sem-número de parafernálias que adoram exibir - para arrebatar corações incautos.
Os chamados gastrossexuais formam o que uma pesquisa britânica apontou como "homens bem resolvidos que têm como hobby fazer pratos elaborados". De quebra, tentam fisgar o alvo pelo estômago, como a tática empregada pelo personagem interpretado pelo ator Matthew McConaughey no longa "Como Perder um Homem em Dez Dias".
Na história, o publicitário "pegador" prepara um cordeiro para mostrar seus encantos à garota com quem está saindo e, assim, levá-la para a cama. A estratégia só não tem o efeito desejado por um capricho dela.
"Já usei a cozinha para sair com alguém sim. Enquanto cozinho, vou conversando, tomando alguma coisa. A gente usa todas as armas que tem", diz o editor de arte Flávio Soares, 35. "Quando um homem diz que sabe cozinhar, a expressão no rosto delas muda."
A pesquisa do instituto britânico Future Foundation, feita com mil homens no Reino Unido, mostra que 48% dos entrevistados dizem que ser capaz de cozinhar os torna mais atraentes para as mulheres.
A explicação para isso, segundo Carmita Abdo, coordenadora Projeto Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, não está ligada somente ao aspecto gastronômico.
"O homem que cozinha passa uma imagem de ser menos machista, menos ligado aos valores tradicionais, menos preconceituoso, mais carinhoso e mais atento às novas tendências", afirma Abdo. "A sedução ocorre por ele ser uma pessoa agradável, porque serve, dá um presente, oferece algo que ele próprio elaborou, que deu um pouco de si para fazê-lo."
Numa escala de homens ideais, os gastrossexuais estariam muito bem cotados, afirma o terapeuta sexual Haruo Okawara. "As mulheres hoje não têm muito tempo para cozinhar ou não gostam de cozinhar. Quando eles sabem cozinhar, isso desperta um fascínio nas mulheres", diz.
O advogado Cacaio Bentivegna, 37, conta que sua atual namorada foi conquistada com a ajuda de um café da manhã especial que preparou para ela um dia após se conhecerem. "Passamos o dia juntos e, no dia seguinte, começamos oficialmente a namorar."

Divisão de tarefas
A chegada dos homens à cozinha começou timidamente, em 1961. À época, de acordo com a pesquisa, o tempo que eles gastavam em tarefas no "território feminino" era de meros cinco minutos por dia. Em 2005, os homens já dispensavam 27 minutos por dia entre fogão e panelas.
O fato de o homem ter se tornado um habituê da cozinha tem a ver, entre outros fatores, com a chegada da mulher ao mercado de trabalho e a divisão de tarefas de casa, diz Abdo.
"O homem começou a cozinhar porque precisava dividir as obrigações de cuidar da casa com a mulher e acabou tomando gosto pela cozinha. O homem sente prazer em preparar a comida, mas ainda tem resistência em lavar o que sujou."
Na lista dos porquês que levam os homens a envergarem um avental, mais hoje que no passado, aparece também -além da chance de impressionar uma pretendente- a necessidade, por serem solteiros, e o tal do "nesting" (aninhar-se, em tradução livre). Esse último resulta na reunião de um grupo de amigos que degustam pratos elaborados em casa.
Para alguns homens, o convescote é um grande evento de exibição, tanto de suas habilidades quanto de seus apetrechos. "Acredito que é da natureza masculina gostar de se mostrar. Cozinhar é uma forma de "exibicionismo" bem recebida pelos demais", diz Alessandro Nicola, professor do curso de gastronomia do Senac.

Jantar romântico começa na feira livre

Para o chef mexicano Hugo Delgado, escolha dos ingredientes nos mercados "ajuda a despertar os sentidos" dos casais

Cozinha é o "cômodo G" das casas e um dos "caminhos da sedução", diz mexicano que ensina a fugir do trivial, como ostras e chocolates

DA REDAÇÃO

"Cozinhar é um dos muitos caminhos da sedução", diz o mexicano Hugo Delgado, chef do restaurante Obá, de SP.
Convidado pela Folha a elaborar o roteiro de um "jantar [ou almoço] sedutor", Delgado diz que, "no lugar do típico sair para comer", a proposta é começar o dia com uma visita a uma feira livre, para só depois cozinharem juntos em casa.
"O carinho começa na escolha dos ingredientes", afirma ele. "Cozinhar é uma atividade sensorial, e as feiras livres, com suas cores, seus sabores e texturas, despertam os sentidos."
Para ele, a oportunidade de ir à feira é uma chance de fazer algo transgressor para algumas pessoas: "Dividir um pastel hoje é um convite para esquecer a dieta da semana e abrir a possibilidade do pecado".

Cardápio
Em casa, o ideal é compartilhar -uma música, uma bebida- e preparar algo simples. Aos 20 anos, afirma o chef, "é tesudo impressionar [com um prato elaborado]; aos 40 anos, é muito sexy dividir".
Delgado diz que uma comida que seja afrodisíaca é bem recebida, mas não é obrigatória. A receita do chef é até simples, para aqueles que têm um mínimo de intimidade com a cozinha. Macarrão com aspargos frescos e, de sobremesa, morangos com aceto balsâmico. "Há coisas que são óbvias demais, como ostras e chocolate. Fugir delas ajuda."
A mesa também dispensa arranjos rebuscados. "Em vez de chegar com as flores, quase implorando por um agradecimento, coloque-as em um vasinho sobre a mesa. Agora, elas aparecem sigilosamente. O momento as merece."
Gastrossexuais ou não, Delgado diz acreditar que cada vez mais os homens têm descoberto que a cozinha pode ser o "cômodo G da anatomia de nossas casas e apartamentos".

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Solange: a Gaga de Ilhéus

Descobri esse vídeo hoje e, a cada hora em que o assisto, caio na gargalhada!